Como nos tornamos competentes?

  • 19 de agosto de 2023
  • Artigos
como nos tornamos competentes

Para responder, necessitamos inicialmente definir: que significa competência?

No dicionário “Aurélio”, competência significa: Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade!

Conforme a BNCC (base nacional comum curricular), no contexto educacional, competência significa “a mobilização de conceitos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Neste artigo que tem como foco o mundo do trabalho e resultados organizacionais, a competências será definida como “a utilização e aplicação dos conhecimentos, habilidades e atitudes, interesses, sempre que necessário (GRAMIGNA, Maria Rita, 2007).

 

Mas como nos tornamos competentes?

Os estudos da psicologia afirmam que para adquirimos uma competência, passamos por 4(quatro) estágios:

Primeiro estágio:  Somos incompetentes inconscientes: significa que não sabemos, que não sabemos. Precisamos saber o que poderá impactar no nosso desempenho. É preciso conhecer para aprender e descobrir o que não sabe. Este conhecimento poderá ser adquirido através: o autoconhecimento, feedbacks, avaliação de desempenho e ferramentas de mapeamento do perfil.

Segundo estágio: Somos incompetentes conscientes:  reconhecemos o que não sabemos e conscientes da necessidade de desenvolver e aplicar os conhecimentos para elevar o desempenho. Tal reconhecimento poderá ser adquirido através: treinamentos, ações de desenvolvimento, feedbacks, aplicação da técnica SWOT, para facilitar a mudança necessária e plano de ação.

Terceiro estágio: Somos competentes conscientes: Após o aprendizado, iniciamos o desenvolvimento, mas ainda exige esforço, vigilância para aplicação plena da competência. Podemos definir ações para aplicação e desenvolvimento da competência através: PDI (plano de desenvolvimento individual), prática e acompanhamento dos resultados. Feedbacks.

Quarto estágio: Somos competentes inconscientes: Quando fazemos algo naturalmente. Etapa conquistada após muita prática, repetição, avaliação e consciência plena da importância para o desempenho diferenciado na competência. E conseguimos através: compartilhar os resultados e conhecimentos, fazer o que precisa fazer e de forma automática. O comportamento se torna natural em vários contextos e situações.

 

E você, em qual estágio se encontra?

Quais comportamentos ou competências se desenvolvidos, poderão promover resultados positivos e significativos na sua profissão, carreira, times ou liderança?