O que faz o Orientador Profissional ou Coach de Carreira?

  • 16 de setembro de 2018
  • Artigos
Coaching de carreira

Conhecemos várias dietas de emagrecimento, tentamos de tudo, mas ás vezes e para algumas pessoas, se faz  necessário a ajuda de um profissional especializado, para analisar as variáveis individuais que podem impactar negativamente no alcance dos resultados. Os passos e recursos são mais eficazes, quando adequados para cada perfil e estilo de vida de cada indivíduo.

Temos acesso as  várias  informações  e orientações sobre  saúde, bem estar, tratamentos de doenças, etc. Porém, necessitaremos de um médico, que normalmente analisa individualmente  cada caso para  assim poder  recomendar o tratamento ou ajuda adequados ao  histórico e condições de saúde e necessidades de cada um.

Assim acontece também na vida profissional. 
Podemos precisar de um Orientador profissional ou Coaching de Carreira.

Se pesquisarmos, teremos acesso as várias informações sobre escolhas profissionais, desenvolvimento na carreira profissional e mercado de trabalho.

Mas em alguns momentos e para algumas pessoas, se faz necessário a ajuda de um profissional que possa de forma imparcial e utilizando técnicas adequadas, ajudar a identificar o potencial e talentos de cada perfil, forças, fraquezas, crenças, valores que podem influenciar positivamente ou negativamente no alcance dos objetivos profissionais.

 

Que tal entender um pouco mais:

Coach

COACHING: Assessoria pessoal e profissional que visa aumentar os resultados positivos nas diversas áreas da vida de uma pessoa, grupo ou empresa.

É uma parceria entre Coach e Coachee, agindo juntos para o alcance dos resultados, através de sessões individuais ou em grupos, presencial ou skype, variando entre 10 a 12 encontros.

Utiliza-se de técnicas e ferramentas comprovadas cientificamente, para identificar objetivos, entender comportamentos e encontrar caminhos, metas e ações para o alcance dos resultados.

Termos utilizados:

  • Coach (profissional que trabalha com Coaching);
  • Coachee (cliente);
  • Coaching (processo entre o Coach e o Coachee).

E o Coaching de Carreira é uma das áreas  da atuação do Coach, que tem foco na área  e desenvolvimento profissional das pessoas.

O Orientador Profissional, poderá também utilizar ferramentas do coaching, mas principalmente utiliza os instrumentos e técnicas da Psicologia, para assessorar aos jovens e demais profissionais para escolhas profissionais mais seguras e coerentes com suas competências, crenças, valores e projetos de vida, reorientação ou desenvolvimento na  carreira profissional. O processo ocorre através de 8 a 10 sessões, conforme necessidades individuais. É uma área de atuação do Psicólogo.

O processo era conhecido no passado como Orientação Vocacional, que baseava apenas em testes vocacionais, mas que na sua evolução, percebeu-se não ser possível considerar apenas o uso de testes. Se faz necessário uma melhor investigação e uso de outros instrumentos ou investigações, para juntos Orientador e Orientando, encontrarem a melhor escolha ou caminhos no momento presente.

Portanto, Orientador Profissional ou Coaching de Carreira, irão proporcionar o autoconhecimento, identificar ações para melhores escolhas profissionais, desenvolvimento de competências, combater crenças limitantes e comportamentos improdutivos, que possam impactar negativamente na vida profissional, para assim ter ações e decisões mais assertivas.

Durante o processo, serão realizadas tarefas, pesquisas e ações necessitando por parte do Coachee ou Orientando, pleno comprometimento e responsabilidade pelas escolhas e caminhos a seguir, implementar as ações para o alcance dos resultados.

Todas as ações irão contribuir com uma melhor performance no desenvolvimento da carreira escolhida ou atual e atingir excelência nos resultados profissionais.

Se precisar, eu posso ajudar!