O que aprendi no intercâmbio – Parte 3 de 4

  • 27 de abril de 2018
  • Artigos
Organização de viagem

Após ter foco e clareza do propósito, planejamento para  fazer um intercâmbio ou outro projeto importante, considero como fundamentais praticar ou desenvolver as competências:

Disciplina e organização

Parece bobagem falar dessas competências, mas a disciplina e organização irão fazer grande diferença para o sucesso em um projeto de intercâmbio.

Definir uma rotina com tarefas, por ordem de prioridade para estudos, lazer, planos de viagens previstos durante o intercâmbio e principalmente, ter cuidados com a higiene, organização em todos os ambientes frequentados, são fatores essenciais para adaptação e sucesso nesse projeto.

A disciplina e higiene em residências compartilhadas,  representam fatores essenciais para manter o respeito, a aceitação e bons relacionamentos entre os estudantes.

O contrário e infelizmente muito frequente entre os grupos, causam grandes conflitos e até mesmo expulsão das residências, o que compromete a paz e concentração nos estudos.  Pessoas que não tem disciplina, respeito, não são bem aceitas na maioria dos grupos de estudantes.

Na maioria das situações, estaremos compartilhando coisas e nossa vida com várias pessoas. E não importa o que aprendemos em nosso país junto a família ou cultura de forma geral, temos que saber que assim como nas normas de etiqueta, a organização é fundamental e saudável para a convivência entre pessoas, principalmente de culturas diferentes.

Os maiores problemas percebidos nas residências ou entre estudantes, os quais geravam grandes conflitos, ocorriam pela falta de organização, higiene e disciplina de algumas pessoas.

Cumprir horários; evitar barulhos em excesso; não achando que tudo deveria ser uma festa diariamente; organização e higiene de forma geral foram requisitos muitos importantes nas entrevistas para conseguir vagas para hospedagem e eram criticados quando ausentes, nas relações entre pessoas.

Eu acredito que tudo isto irá demonstrar a qualidade em tudo que fazemos, o respeito ao outro e ao mundo em que vivemos, pois não estamos só, na maioria das situações e locais que vivemos.

Portanto, é fundamental pensar sobre nossa organização, higiene e disciplina para o alcance dos nossos objetivos e qualidade nas nossas relações.

 

Amigos de viagem

Relacionamento interpessoal

Outra competência muito importante para o sucesso no intercâmbio, refere-se a capacidade de relacionamento interpessoal.

Significa ser capaz de interagir de forma construtiva com diversas culturas e pessoas de perfis diferentes, seja na escola, trabalho e no país de forma geral, demonstrando consideração e respeito com todos.

Infelizmente, existiam pessoas que eram mais individualistas ou não achavam que necessitavam interagir com outros, principalmente com os outros brasileiros.

Esqueciam facilmente, que todos estavam em busca de realizar seus sonhos e por isto tudo poderia ser melhor e mais rápido através de boas relações, compreensão, cooperação  e comunicação focada em resultados, ao invés de competição e julgamentos errados  a respeito das pessoas.

É lógico que as pessoas podem e devem ter preferências, afinidades, proporcionando maior proximidade entre algumas pessoas e até para o desenvolvimento do inglês, que muitas vezes se torna mais fácil na convivência com estrangeiros.

Mas não podemos desvalorizar a importância de se estabelecer sempre que possível,  a excelência nos relacionamentos interpessoais com todos, independente de cultura, sexo, religião, idade,  nacionalidade,  pois além de positivo para nosso bem estar, nunca saberemos com quem poderemos buscar ajuda, nos casos de necessidades, principalmente pela vida desconhecida em outro país.

 

Pense nisso e até a próxima leitura!